A Importância do Planejamento no Marketing Digital

#01 Planejamento

Neste artigo vou falar o básico que você precisa saber para iniciar um planejamento de marketing digital.

Eu trabalho desde 2007 criando sites e campanhas de marketing digital para empresas e entendo perfeitamente a insegurança dos empresários quando se trata de investir em algo que seja digital.

Vamos usar o seguinte exemplo:

Sergio é dono de uma loja de suplementos e precisa levar mais clientes a sua loja, por isso, ele resolve ir até uma gráfica e encomendar 5.000 folhetos.

Após 3 ou 5 dias, Sergio pega os folhetos e contrata duas ou três pessoas para distribuí-los. Sergio sabe que o principal hábito do seu público-alvo é frequentar academia de musculação, pensando nisso, ele posiciona sua equipe de distribuição na saída das principais academias de sua cidade fazendo com que seu resultado seja muito melhor.

No marketing digital é a mesma coisa, estratégia e planejamento são os pontos principais que vão definir onde está seu público-alvo, quais meios utilizar e quanto investir.

É claro que existem dezenas de outras questões que poderíamos acrescentar para criar um planejamento de marketing digital, porém como nossa meta é ser o mais objetivo possível, afinal estes são apenas os seus primeiros passos, creio que essas cinco perguntas serão suficientes para elaborar a estratégia e o planejamento.

Planejamento

As perguntas são:

  1. Qual o perfil do cliente que eu quero alcançar?
  2. Qual tipo de conteúdo eu vou produzir?
  3. Quais as ferramentas eu vou utilizar?
  4. Qual o valor que eu tenho para investir?
  5. Qual resultado eu quero alcançar?

Caso tenha dúvida na hora de responder, sugiro que utilize um gerador de persona como este para que possa ajudá-lo nas respostas.

Leia Também: